Rss Feed

  1. WWW (World Wide Web): O WWW é um sistema de documentos complexos que está disposto na Internet. Esses documentos permitem o acesso à documentos em formato de hipertexto. Para acessar essas informações é necessário utilizar um navegador (que interpreta e nos apresenta os conteúdos).

    IP (Internet Protocol): É um número que tem como objetivo a identificação dos computadores em uma rede local ou pública.

    LAN (Local Area Network): Uma rede local onde computadores estão interligados. Geralmente essa rede está presente em casas, prédios ou empresas.

    WAN (Wide Area Network): Uma rede mais abrangente que a LAN, que permite que computadores se comuniquem de diversas partes do mundo.

    HTTP (HiperText Transfer Protocol): Protocolo mais utilizado na internet, sua função é permitir a transferência documentos, principalmente em formato HTML.

    SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): Um protocolo padrão, usado para transferência de e-mails.

    FTP: (File Transfer Protocol): Protocolo de transferência de arquivos, é a maneira mais popular e rápida de se enviar e baixar esses arquivos da internet.

    Wi-fi (Wireless Fidely): é uma internet sem fio, diferentemente da internet tradicional, esta é transmitida via sinais de rádio. Isso possibilita um maior raio de abrangência, os aparelhos que estiverem dentro dessa área e tiverem a senha (caso a rede use senha) podem se conectar livremente.

    WEP (Wired Equivalent Privacy): é um padrão de encriptação de dados. Foi introduzido como forma de garantir uma maior segurança entre a comunicação dos dispositivos wireless.

    Bluetooth: Parecido com o Wi-fi por ser uma rede transmitida via sinais de rádio, tem cmo finalidade a conexão entre aparelhos para compartilhamento de arquivos em curto alcance. Está presente em dispositivos móveis como celulares, smartphones, vídeo-games, impressoras, câmeras digitais, notebooks e muito mais.

    HTML: (Hipertext Markup Language): as linguagens de marcação de conteúdo na web, que são interpretadas pelos navegadores e apresentadas nas telas dos computadores como: textos, vídeos, imagens e diversos outros elementos que compõe os conteúdos da internet.

    CSS (Cascading Style Sheet): são responsáveis por dar características visuais às páginas web.

    Cache: É um dispositivo de rápido acesso, informações que são acessadas com frequência ficam armazenadas no cache, dessa forma quando solicitadas elas chegam com maior velocidade.

    Streaming: Método de transmissão multimídia por intermédio de pacotes.

    Refresh: Forma de atualizar uma página para poder visualizar novos conteúdos (tecla F5).

    Flash: Plugin responsável pela visualização de vídeos.

    Plugin: Programinha externo ao navegador que tem determinada funcionalidade, precisa ser instalado à parte para exercer alguma função que seja necessária pelo usuário.

    Pop-up: Janelinha chata que se abre automaticamente quando clicamos em algum link específico. Geralmente nos trazem propagandas.

    Marshup: Inserção do aplicativo de alguma página externa ao seu site, exemplos: pague seguro, botão like do facebook e google maps.

    E-learning: Aprendizado à distância via internet. Uma tendência que só tende a se expandir, muitas universidades já estão usando esse método de ensino.


    Home Office: O termo literalmente significa “escritório em casa”, atualmente muitas empresas vem pagando seus funcionários para trabalharem em suas casas, isso diminui à zero o tempo que os mesmos perderiam em congestionamentos ou outros problemas causados nas grandes metrópoles. Trabalhar em casa é bom, mas existe um pequeno empecilho, muitas pessoas acabam não conseguindo se concentrar direito e tento uma perda considerável na produtividade.

    PC (Personal Computer): Computadores pessoais e de menor custo. Basicamente, são nossos computadores.

    Termos de uso de serviço: Uma espécie de contrato que deve ser lido pelo usuário do seu site (geralmente quando ele está se cadastrando) para que ele fique a par do que deve ou não ser feito, do que é ou não permitido. Esses termos devem ser obedecidos, pois são como cláusulas de um contrato, onde são especificadas as ações que são de obrigatoriedade tanto do usuário quanto do site. Isso evita muitos problemas para ambas as partes.

    Política de privacidade: Os termos da política de privacidade estão diretamente ligados à forma com a qual os dados do usuário serão armazenados e utilizados pelo site. Eles podem ou não garantir a integridade dos dados pessoais do usuário, quais informações são coletadas e o motivo de tais coletas. Muitas vezes apenas para fins de pesquisa. Outra coisa importante é que essa política não se restringe apenas ao site em si, o usuário (em caso de redes sociais, por exemplo) também se torna responsável sobre quaisquer informações que ele mesmo disponibilizar, seja ela própria ou de terceiros.

    Cliente / Servidor: Chamamos de ‘cliente’ a máquina que solicita alguma informação a determinado servidor, este por sua vez é a máquina que dispõe dessa informação e a envia para a máquina ‘cliente’. Esse processo é conhecido como “Requisição / Resposta”.

    Existem dois tipos de processos de “Requisição / Resposta”, são eles:
    B2C: “Business to Client”, onde um pc cliente faz solicitação ao servidor de alguma empresa específica.
    B2B: “Business to Business”, onde o cliente é uma empresa que está solicitando informações do servidor de outra empresa.

    Métodos de envio de informações (get e post):
    *Get: O método Get utiliza-se da URL que vai na barra de endereços do navegador para enviar algumas informações, é uma forma de envio pouco sigilosa e que tem uma quantidade de caracteres definida que não pode ser ultrapassada.
    *Post: O método Post é mais seguro que o Get, diferente do primeiro, esse envia as informações no corpo da mensagem, sem contar que seu limite de caracteres é maior que o anterior.

    URL (Uniform Resource Locato): é um endereço virtual de internet ou intranet, sua função é direcionar o usuário até um site, arquivo, pasta ou qualquer outra coisa que esteja ‘uploadeada’ em algum lugar da internet.

    CPU (Central Processing Unit): - Unidade Central de Processamento: Podemos dizer que é o ‘cérebro do computador’, responsável pelo processamento de todos os dados. Faz cálculos e toma decisões com base em informações fornecidas por softwares, ou seja, interpreta e executa essas instruções de forma extremamente lógica e metódica.

    DNS (Domain Name System): Sistema que traduz endereços de IP para nomes de domínio. Para que não seja necessário ter de digitar na URL o endereço IP do site que estamos querendo acessar, o próprio DNS faz essa tradução para nós.


    Cookie: Utilizado pelo navegador para identificar e armazenar informações sobre os visitantes dos sites. Quando necessário, traz de volta essas informações para facilitar a vida do navegante. Exemplo: Você preenche pela primeira vez um formulário em determinado site, na próxima vez, mesmo que seja para outro site, você não precisa preencher todas as informações novamente, pois o próprio navegador facilitará a sua vida te dando a opção de um autopreenchimento dos campos.

    RFC: (Request for comments), é um documento que descreve os padrões de cada protocolo da Internet antes de serem considerados um padrão. Cada padrão tem uma RFC específica, que tem um número e suas próprias especificações.

    Saas: (Software as a Service) também conhecidos como Software on Demand, é um modelo de entrega de softwares que consiste na hospedagem dos dados associados de modo centralizado na nuvem (cloud). O desenvolvedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema e o cliente precisa apenas utilizar o software via internet.
    A hospedagem de softwares na internet tem vários lados positivos, dentre eles: redução de custos com distribuição (não sendo necessários CDs ou DVDs por exemplo), a chegada do produto ao mercado é bem menor e ainda permite que o cliente faça um teste gratuito do software por determinado tempo.

    IEEE: (Institute of Electrical and Electronics Engineers): Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. Sua meta é promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. Seu principal papel e o mais importante é o estabelecimento de padrões para formatos de não só de computadores mas também de diversos outros dispositivos.